Apoio da M.Shimizu ao ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado)
22/08/2014
Ainda em fase de elaboração e posterior discussão na Câmara Técnica de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência (CTEPcD), a M.Shimizu, empresa 100% brasileira a mais de 40 anos no mercado, é pioneira no patrocínio deste projeto que visa, dentre outra proposições, implementar metodologias e políticas públicas específicas para as empresas, quando no ato de contratação de pessoas portadoras de deficiências.
Muitas pessoas com deficiência desejam trabalhar, enviam currículos, se inscrevem em agências de emprego, realizam cursos profissionalizantes, conversam com amigos e parentes, mas apesar dos seus esforços não conseguem ter acesso a um emprego pelos métodos convencionais. O preconceito, as barreiras e as dificuldades que encontram na sociedade e no mercado de trabalho impedem que elas consigam um emprego e nele se manter e progredir profissionalmente.
É partindo deste cenário que a M.Shimizu orgulhosamente patrocina a iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), com apoio do CNPq, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITSBRASIL) para que diretrizes sejam estipulados e todos os deficientes tenham acesso a condições de trabalho nas mais amplas e pluralistas esferas de atuações das empresas sob solo brasileiro.
Arthur D. G Neto (Beneficiado pelo EA) e Léa G. da Cruz Soares (SPM de Santo André)
Kleber F. Nunes (Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos ABC) e
Bruno M. Alves (Gerente de Marketing da M.Shimizu).
Bruno C. Fulador (Marketing da M.Shimizu) e Fátima Carvalho (Prefeitura de Santo André).
O que é Emprego Apoiado
O Emprego Apoiado (EA) nasceu há mais de 30 (trinta) anos nos Estados Unidos como uma metodologia para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, aplicando-se, posteriormente, também, para pessoas em situação de exclusão social com especial dificuldade em encontrar um emprego.
Resumidamente, e de modo geral, pode-se dizer que o EA consiste em preparar pessoas interessadas num posto de trabalho mediante a assistência pessoal de profissionais especializados, denominados preparadores laborais, consultores ou técnicos de EA. A metodologia do EA analisa o potencial e o perfil da pessoa desempregada, a fim de compará-los com as vagas e necessidades de trabalho de uma empresa, tendo por objetivo encontrar ou criar determinada vaga que beneficie os dois lados.
O Emprego Apoiado não se caracteriza por critérios de tipo meramente assistencialista ou altruísta, mas pelo profissionalismo e o respeito à legislação trabalhista; ou seja, o empregador deve estar satisfeito com a qualidade e produtividade do trabalho desempenhado pelo empregado, assim como este último deve estar satisfeito com a função exercida e as condições de trabalho, as quais deverão ocorrer em situação de igualdade em relação aos seus companheiros de trabalho.
O EA abrange um conjunto de serviços e ações denominados apoios, que se encontram inseridos nas seguintes características da metodologia do EA:
• Inserções personalizadas no emprego mediante o trabalho e acompanhamento de um consultor ou técnico em EA durante todo o processo. Inicialmente, o que deve fazer o consultor ou técnico em EA é conhecer muito bem a pessoa, suas habilidades, seus conhecimentos, seus gostos, suas potencialidades, o tipo de trabalho que essa pessoa gostaria de fazer, etc.;
• Busca de um posto de trabalho adequado às potencialidades e habilidades da pessoa;
• Contrato de trabalho formal e salário justo;
• Formação e treinamento dentro do posto de trabalho, com o apoio do consultor ou técnico em EA; quando se trata de EA, primeiramente se realiza a inserção da pessoa no posto de trabalho, proporcionando-lhe em seguida o conhecimento prático, isto é, o saber fazer necessário para que ela possa realizar as tarefas. Note-se que é o processo inverso da forma de colocação convencional.
• Desenvolvimento dos apoios necessários. O consultor ou técnico de Emprego Apoiado desenvolve procedimentos, recursos e ajudas que tornam mais fácil a realização do trabalho da pessoa; ele busca que o trabalhador possa ter as ajudas e apoios naturais necessários no seu entorno. Também procura identificar os apoios de acessibilidade universal, sejam arquitetônicos ou de produtos de tecnologia assistiva necessários.
• Retirada progressiva do consultor ou técnico em Emprego Apoiado, até conseguir a desejável autonomia da pessoa no trabalho; é necessário acompanhamento periódico, a fim de manter o posto de trabalho e a progressão profissional.
O EA consiste em uma metodologia claramente definida, consolidada e institucionalizada em vários países da Europa e nos Estados Unidos, país onde nasceu. Em termos de fundamentação teórica e evidências de eficácia, conta com estudos e pesquisas solidamente estabelecidos. Acumula mais de 30 (trinta) anos de experiência nesses países, tendo desenvolvido padrões de qualidade e criado entidades de representação, articulação e disseminação da metodologia. Diversos países têm estabelecido, inclusive, após vários anos de práticas, políticas públicas, uma devida regulamentação jurídica e formas estáveis de financiamento.
A M.Shimizu apoia o projeto
Uma política pública de Emprego Apoiado é necessária no Brasil porque contribui significativamente para diminuir a exclusão social das pessoas com deficiência em relação ao emprego formal e a M.Shimizu, que possui em seu quadro de funcionários colaboradores portadores de deficiência e ciente de toda a problemática agora exposta, é parceira neste projeto desde o seu início, o que faz de nós uma empresa preocupada com a inclusão social das pessoas e sociorresponsável, juntamente com a toda sociedade engajada no projeto, a criação de condições de acesso a todos, deficientes ou não.