Voltar Artigos
In order to expand the company and better serve our customers, we have been operating in a new address...
Industry 4.0 - What is it and where is M. Shimizu inserted?
Anticipate actions so that these equipments could be fit for this new phase in the industry......
Baterization - do you know that expression?
Baterization it´s the newest concept of most of industries, more and more battery tools gain space on assembly line of industries....
M.Shimizu in Expomafe
We count on your visit to our booth at the Expomafe 2017 trade fair....
ISO 9001 Certification
Our objective is focused on the guarantee and satisfaction of our clients and in the excellence of...
Come visit us at Fimec 2016
The M.Shimizu attend the fair Feimec 2016, a new event representing the machinery and tools industry....
M.Shimizu wins Chrysler Fiat Latin America QUALITAS Prize
It is with great pleasure and honor to inform you that M.Shimizu Industrial Tools was contemplated by the FCA group in 2014 as the best supplier...
M.Shimizu at ABC - Metter in Valor Econômico Newspaper
Mitsuru Shimizu, owner of a metallurgical industry who left Sao Paulo city is now moving to ABC Paulista...
M.Shimizu support ABEA (Brazilian Association of supported employment)
Still in preparation and subsequent discussion at the Technical Chamber of Employability of Persons with Disabilities...
Power Team Hidraulic unit - training to ATIVA Pró-Tensão
Did you know that M.Shimizu, in addition to sales, also conducts training courses about your products offered? ...
Huck Training - Staff trained to market
Our team of technical consultants are extensively trained to develop together with you, the customer...
Mecânica fair - 2014
Come visit us at the fair Mechanics, 2014 at Anhembi. Days 20 to 24 May - Stand C900...
M.Shimizu with a new distribution - Minipa
Operating in the Brazilian market since 1980, manufacturing testing, measuring, electrical...
M.Shimizu firms partnership with Huck Tools for authorized distribution of tools and parts in the brazilian market
So far as the most advanced technology attachment to the world market, Bob Tail Huck ® system was designed to provide...
Conversion Unit Table
We developpment a Conversion Table for assist when you need to convert an unit....
Control and Traceability
Developed by M. Shimizu, the is the first differentiated tool implemented in a production line...
Awarded by Volkswagen in the Commercial Excellence Category
Volkswagen announced on Wednesday, September 5th, the winners of the Supply Award, which recognizes its suppliers...
Avançar Artigos



Enter your name and e-mail below to receive updated information and articles.

Seta titulo Artigos M.Shimizu


M.Shimizu - Apoio da M.Shimizu ao ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado)

Apoio da M.Shimizu ao ABEA (Associação Brasileira de Emprego Apoiado)


22/08/2014

Ainda em fase de elaboração e posterior discussão na Câmara Técnica de Empregabilidade das Pessoas com Deficiência (CTEPcD), a M.Shimizu, empresa 100% brasileira a mais de 40 anos no mercado, é pioneira no patrocínio deste projeto que visa, dentre outra proposições, implementar metodologias e políticas públicas específicas para as empresas, quando no ato de contratação de pessoas portadoras de deficiências.

Muitas pessoas com deficiência desejam trabalhar, enviam currículos, se inscrevem em agências de emprego, realizam cursos profissionalizantes, conversam com amigos e parentes, mas apesar dos seus esforços não conseguem ter acesso a um emprego pelos métodos convencionais. O preconceito, as barreiras e as dificuldades que encontram na sociedade e no mercado de trabalho impedem que elas consigam um emprego e nele se manter e progredir profissionalmente.

É partindo deste cenário que a M.Shimizu orgulhosamente patrocina a iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), com apoio do CNPq, em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITSBRASIL) para que diretrizes sejam estipulados e todos os deficientes tenham acesso a condições de trabalho nas mais amplas e pluralistas esferas de atuações das empresas sob solo brasileiro.




Arthur D. G Neto (Beneficiado pelo EA) e Léa G. da Cruz Soares (SPM de Santo André)


Kleber F. Nunes (Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos ABC) e
Bruno M. Alves (Gerente de Marketing da M.Shimizu).



Bruno C. Fulador (Marketing da M.Shimizu) e Fátima Carvalho (Prefeitura de Santo André).

O que é Emprego Apoiado


O Emprego Apoiado (EA) nasceu há mais de 30 (trinta) anos nos Estados Unidos como uma metodologia para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, aplicando-se, posteriormente, também, para pessoas em situação de exclusão social com especial dificuldade em encontrar um emprego.
Resumidamente, e de modo geral, pode-se dizer que o EA consiste em preparar pessoas interessadas num posto de trabalho mediante a assistência pessoal de profissionais especializados, denominados preparadores laborais, consultores ou técnicos de EA. A metodologia do EA analisa o potencial e o perfil da pessoa desempregada, a fim de compará-los com as vagas e necessidades de trabalho de uma empresa, tendo por objetivo encontrar ou criar determinada vaga que beneficie os dois lados.

O Emprego Apoiado não se caracteriza por critérios de tipo meramente assistencialista ou altruísta, mas pelo profissionalismo e o respeito à legislação trabalhista; ou seja, o empregador deve estar satisfeito com a qualidade e produtividade do trabalho desempenhado pelo empregado, assim como este último deve estar satisfeito com a função exercida e as condições de trabalho, as quais deverão ocorrer em situação de igualdade em relação aos seus companheiros de trabalho.

O EA abrange um conjunto de serviços e ações denominados apoios, que se encontram inseridos nas seguintes características da metodologia do EA:
• Inserções personalizadas no emprego mediante o trabalho e acompanhamento de um consultor ou técnico em EA durante todo o processo. Inicialmente, o que deve fazer o consultor ou técnico em EA é conhecer muito bem a pessoa, suas habilidades, seus conhecimentos, seus gostos, suas potencialidades, o tipo de trabalho que essa pessoa gostaria de fazer, etc.;
• Busca de um posto de trabalho adequado às potencialidades e habilidades da pessoa;
• Contrato de trabalho formal e salário justo;
• Formação e treinamento dentro do posto de trabalho, com o apoio do consultor ou técnico em EA; quando se trata de EA, primeiramente se realiza a inserção da pessoa no posto de trabalho, proporcionando-lhe em seguida o conhecimento prático, isto é, o saber fazer necessário para que ela possa realizar as tarefas. Note-se que é o processo inverso da forma de colocação convencional.
• Desenvolvimento dos apoios necessários. O consultor ou técnico de Emprego Apoiado desenvolve procedimentos, recursos e ajudas que tornam mais fácil a realização do trabalho da pessoa; ele busca que o trabalhador possa ter as ajudas e apoios naturais necessários no seu entorno. Também procura identificar os apoios de acessibilidade universal, sejam arquitetônicos ou de produtos de tecnologia assistiva necessários.
• Retirada progressiva do consultor ou técnico em Emprego Apoiado, até conseguir a desejável autonomia da pessoa no trabalho; é necessário acompanhamento periódico, a fim de manter o posto de trabalho e a progressão profissional.

O EA consiste em uma metodologia claramente definida, consolidada e institucionalizada em vários países da Europa e nos Estados Unidos, país onde nasceu. Em termos de fundamentação teórica e evidências de eficácia, conta com estudos e pesquisas solidamente estabelecidos. Acumula mais de 30 (trinta) anos de experiência nesses países, tendo desenvolvido padrões de qualidade e criado entidades de representação, articulação e disseminação da metodologia. Diversos países têm estabelecido, inclusive, após vários anos de práticas, políticas públicas, uma devida regulamentação jurídica e formas estáveis de financiamento.

A M.Shimizu apoia o projeto


Uma política pública de Emprego Apoiado é necessária no Brasil porque contribui significativamente para diminuir a exclusão social das pessoas com deficiência em relação ao emprego formal e a M.Shimizu, que possui em seu quadro de funcionários colaboradores portadores de deficiência e ciente de toda a problemática agora exposta, é parceira neste projeto desde o seu início, o que faz de nós uma empresa preocupada com a inclusão social das pessoas e sociorresponsável, juntamente com a toda sociedade engajada no projeto, a criação de condições de acesso a todos, deficientes ou não.


Últimos artigos

Para maiores informações entre em contato com a M.Shimizu
Home    |    Company    |    Projects    |    Articles    |    RSS    |    Downloads    |    Localization    |    Contact
Search:     Site em português  |  English Website
Phone: 55 (11) 2856-6100 - Fax: 55 (11) 2856-6129 - Brazil
1970-2018 - M.Shimizu Elétrica e Pneumática LTDA. - All rights reserved